+351 912 678 617

e-mail: casadaalma.porto@gmail.com  |  Boavista, Porto| PORTUGAL

©casa da alma Todos os direitos reservados.Desenho e implementação do site:Tradi.pt

Guiados pela visão do Yoga e da Meditação e pela tradição de todas as culturas, filosofias e religiões que visam o despertar da consciência, a Casa da Alma é um espaço que se propõe criar as condições  para que cada um possa revelar a sua natureza mais profunda, a sua Essência.

YOGA & COMPANHIA

April 4, 2018

 

É cada vez mais comum nas grandes empresas dos EUA e Europa (Nike, Apple, Google, etc) existirem aulas de Yoga e sessões de Meditação e até mesmo, em alguns casos, salas específicas para esta prática. A Meditação e Yoga na Empresa visam elevar o potencial de concentração dos colaboradores, com consequente reflexo nos pacientes levando a uma melhor qualidade de vida de ambos no âmbito profissional, pessoal e familiar

“...Empresas como “Mitsubishi”, “Sanyo” entre outras empregam Meditação como “hora trabalhada”. Empresas como “Claro” do Brasil em Recife-PE tem seu “cantinho da meditação” onde os colaboradores podem meditar durante trinta minutos ou relaxarem, lerem ou fazer o que quiser em horário livre dentro do expediente. O SESC-Centro em Fortaleza no Ceará tem durante dois dias da semana a chamada “Sesta Produtiva” onde funcionário ou quaisquer pessoas podem relaxar ou meditar na hora do almoço em local adequado dentro da empresa para isto.”

 

Porquê Yoga?

O Yoga visa contribuir para o equilíbrio e melhoria das relações interpessoais. As técnicas trabalham o corpo de forma completa harmonizando aspectos físicos e mentais, levando a consciência para actividades realizadas no dia a dia dentro e fora do trabalho. Este sistema de técnicas educa e desenvolve o corpo e a mente, prevenindo e tratando doenças ocupacionais, stress e maus hábitos.

 

Porquê Meditaçãao?

Está cientificamente comprovado que Meditar:

- Aumenta o grau de atenção em cada tarefa;

- Melhora a comunicação entre os trabalhadores;

- Permite maior calma no planeamento de cada ação;

- Ajuda a desenvolver a confiança;

- Propícia a autocorreção diária;

- Traz mais clareza na exposição de ideias e argumentação;

- Torna os lideres mais atentos às equipas;

- Promove a qualidade de vida e bem-estar.

 

Porquê da Prática destas disciplinas?

Métodos simples como a “Respiração Consciente” podem ser empregados com visível progresso na redução dos níveis de stress e ansiedade nas empresas, o que consequentemente diminuirá os problemas de saúde e de absenteísmo.

Meditar naquilo que se está a fazer, preparar-se para um “dia criativo” com uma rápida sessão de Hatha Yoga, relaxamento, meditação procurando imprimir o “positivo” no seu dia no empresa, pode transformar vidas, pode promover um ambiente mais harmonioso e feliz na trabalho. Isto pode ser avaliado pelo grau de organização dos colaboradores, pelo pronto atendimento, pela forma atenciosa e solícita de relacionar-se com os clientes externos e colegas de trabalho.

 Porquê Yoga e Meditação durante o trabalho?

Entre deslocações, horas de sono, tarefas e obrigações, facilmente constatamos que é no é no local de trabalho que acabamos por passar a maior parte da nossa vida. Assim sendo, torna-se fundamental optimizar em termos qualitativos este período de tempo.

No entanto, ironicamente, estudos apontam, que o stress é a causa de cerca de 90% de consultas médicas em países desenvolvidos (Fonte:O Instituto Americano de Stress). Os efeitos cumulativos do stress no trabalho já não são uma surpresa. O relatório das Nações Unidas de 1992 declarou tratar-se de uma epidemia mundial. Este relatório também foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde.

 

A prática de yoga e meditação nas empresas é cada vez mais comum pois comprova rapidamente que o aumento da qualidade de vida dos colaboradores no ambiente laboral motiva o crescimento e torna a equipa mais coesa. Um funcionário que aprende a gerir o stress está mais apto a lidar com os conflitos e desafios laborais de maneira positiva e construtiva.

Geralmente, os programas de yoga  e meditação dirigidos para as empresas são projetados com movimentos e rotinas específicas para melhorar o sistema nervoso, circulatório e muscular, complementado com exercícios de respiração.

Muitas empresas criaram programas de bem-estar como forma de reduzir os gastos com seguro de saúde dos colaboradores. Passaram a oferecer descontos em ginásios, cursos, proporcionar formações de desenvolvimento pessoal. Mas, hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram aulas Yoga e Meditação.

 

A sua empresa pode dispor de diferentes opções para seus colaboradores:

1) Aulas Regulares de Yoga e Meditação nas instalações da empresa - são aulas de 60 minutos em espaço apropriado para a prática com tapetes individuais. Antes ou depois do horário de trabalho ou durante almoço.

2) Yoga Laboral - são pequenas sessões de 15 a 20 minutos realizadas no próprio local de trabalho, sem necessidade de mudar de roupa;

3) Meditação – um formato que se tem revelado particularmente eficaz é a realização de um curso de meditação inserido nas ações de formação das empresas, nomeadamente na área comportamental e de desenvolvimento pessoal. Esta modalidade consiste numa introdução à experiência meditativa, mediante técnicas muito simples para focar a atenção, visando um estado mental concentrado, calmo e descontraído, que permita viver melhor todas as situações da vida quotidiana, reduzindo o stress, a ansiedade, a tensão e o conflito emocionais com o objetivo de potenciar a união dos trabalhadores.

 

Para mais informações entre em contacto (aqui).

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload