top of page

8º Edição

Curso de Formação em Yoga

Setembro 2022

Presencial e online

Shiatsu

Atualizado: 21 de jan. de 2020


Shiatsu significa, literalmente, “pressão com os dedos”. O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos, o antebraço e até mesmo os pés para aplicar pressão em determinadas zonas do corpo (segundo os meridianos, ou seja, segundo as linhas energéticas, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa) e estiramentos da estrutura óssea.

A Massagem Shiatsu ajuda a manter e a melhorar a saúde, chegando mesmo a prevenir a evolução de certas doenças, com a estimulação das funções do sistema digestivo, endócrino e circulatório. Esta terapia aumenta a flexibilidade muscular e ajuda na recuperação de deformações do esqueleto. Regula ainda o sistema nervoso autónomo, produzindo um efeito calmante e uma sensação de bem-estar.

Sendo uma terapia holística, o Shiatsu procura tratar o indivíduo como um todo, não se preocupando em eliminar a doença em si, mas em normalizar a energia vital do paciente. É dado ênfase à saúde e não à doença. Desta forma, estimula-se processos de auto-cura e de auto-gestão do paciente, que criam as condições para o organismo eliminar a enfermidade pelos seus próprios meios.

bottom of page