top of page

8º Edição

Curso de Formação em Yoga

Setembro 2022

Presencial e online

Incrível Índia

Atualizado: 21 de jan. de 2020


4 a 17 Outubro  2020 com Francisca Pimenta e Jorge Saraiva

APRESENTAÇÃO E OBJECTIVO

Aquele que viaja sem buscar a si mesmo, na verdade, não viaja... simplesmente se desloca.

Viajar é de facto uma oportunidade única não só para ver novas realidades, mas fundamentalmente para nos vermos de uma nova perspectiva. Esta é uma viagem que não é uma viagem turística, mas dirige-se totalmente no sentido da partilha, vivência e aprofundamento do Yoga, Meditação e cultura locais.

O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas 3 destinos marcantes na tradição do Yoga: Tiruvannamalai, Rishikesh e Auroville.

Pede-se genuíno entusiasmo e vontade de mergulhar no autoconhecimento e espírito de aventura, bem como curiosidade e mente aberta para conhecer e conviver com a incrível cultura hindu.

A nossa Viagem inclui:

(sujeito a alterações)

Rishikesh
A cidade sagrada de Rishikesh, na base dos Himalayas, tem um profundo significado cultural e espiritual para os hindus locais. Rios e montanhas sagradas formam o cenário para a prática de yoga e caminhadas para reflexão.
Aqui faremos:

Aulas de Yoga com mestres da tradição

Visitaremos:

O Sagrado Rio Ganges

O rio Ganges localiza-se no norte da Índia. A sua nascente mais distante é o rio Bhagirathi, que nasce do degelo no alto das montanhas do Himalaia. Depois de completar um percurso de cerca de 210 km o Bhagirathi junta-se ao Alaknanda (que desce da montanha Nanda Devi, um dos picos mais altos do Himalaia) na cidade de Devprayag, formando o Ganges. O Ganges possui cerca de 2.525 km de extensão e é considerado um rio sagrado pela população hindu da Índia. Eles acreditam que a deusa Ganga desceu do céu para habitar o rio, por isso eles tomam banho e bebem a água do rio, acreditando que seus pecados serão purificados. Hindus devotos visitam o Ganges diariamente para oferecer comida e flores para a deusa. Alguns hindus acreditam que uma vida não é completa sem um mergulho no Ganges pelo menos uma vez na vida. Muitas famílias hindus conservam um frasco com água do rio em suas casas, hábito que é considerado prestigioso, para que pessoas à beira da morte possam beber de sua água; muitos acreditam que o Ganges pode limpar uma pessoa de todos os seus pecados, e poderia até mesmo curar a doença.

Viveremos:

Vida de Ashram

Ashram, na antiga Índia, era um eremitério hindu onde os sábios viviam em paz e tranquilidade no meio da Natureza. Hoje, o termo ashram é, normalmente, usado para designar uma comunidade formada intencionalmente com o intuito de promover a evolução espiritual dos seus membros, frequentemente orientado por um místico ou líder religioso.

Tradicionalmente, os ashrams situavam-se afastados de habitações, em florestas ou regiões montanhosas, no meio de amenos ambientes naturais propícios à instrução espiritual e à meditação. Exercícios espirituais e físicos, bem como várias formas de Yoga, são práticas regulares dos residentes de um ashram.

Viveremos uma vida de Ashram, uma vida simples e dedicada. Ficaremos alojados nos seus quartos– a maioria deles com uma vista do rio Ganges ou para as montanhas. Usufruiremos das suas rotinas que começam bem cedo praticando Yoga, meditação, técnicas de respiração, mantras e rituais meditativos/ hindus entre muitos outros.

e

Cerimónias de purificação (pujas)

Pūjā é um ritual de oração realizado pelos hindus de adoração devocional para uma ou mais divindades, ou para acolher e honrar um convidado, ou para celebrar espiritualmente um evento. A palavra pūjā vem do sânscrito, e significa reverencia, honra, homenagem, adoração e adoração.

No hinduísmo, o puja é feito em várias ocasiões, frequências e configurações. Pode incluir puja diária feita em casa, cerimónias ocasionais do templo e festivais anuais. Em outros casos, a puja é realizada para marcar alguns eventos da vida como o nascimento de um bebé ou um casamento, ou para começar um novo empreendimento. Puja não é obrigatório no hinduísmo. Pode ser um caso diário de rotina para alguns hindus, ritual periódico para alguns e raro para outros hindus.

Puja pode variar de acordo com a região, a ocasião, a dignidade e as etapas seguidas.

Auroville “A cidade da Aurora”

Auroville, é uma comunidade internacional, perto de Pondicherry, no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, construída com o propósito de ser uma “Cidade Universal, onde todos, homens e mulheres, pudessem viver em harmonia, independente de nacionalidade, raça, crenças e politica, para realizar a unidade humana na diversidade. A sua proposta urbanística é original e desenvolve a cidade em forma de uma espiral simbolizando a evolução humana e no centro se ergue majestoso o Templo de Matrimandir.

Tiruvannamalai

Tiruvannamalai é um dos maiores santuários saivitas em Tamil Nadu, na Índia, que atrai centenas de milhares de peregrinos sobretudo na lua cheia. É um dos Stalams Panchabhoota que significa os 5 elementos do vento (Kalahasti), da água (Tiruvanaikka), do fogo (Tiruvannamalai), da Terra (Kanchipuram) e do espaço (Chidambaram).

Um dos pontos altos desta jornada é a a visita ao Ashram de Sri Ramana Maharshi e a subida à montanha sagrada de Arunachala (Sri é um título de honra, Bhagwan significa “divino” ou “Deus”, Ramana é uma derivação de seu primeiro nome de nascença Venkataraman, e Maharshi é “grande visionário” ou “grande sábio”).

A Montanha de Arunachala é considerada uma encarnação de Shiva e emana uma energia especial muito subtil, mas intensa. As pessoas vão ao redor da montanha ("Giripradakshina", leva de 3 a 4 horas), sobem até Skandhashram, Caverna de Virupaksha, onde o sábio Ramana Mahirishi meditou durante anos (ou mesmo ao topo da montanha ou apenas permanecem pacificamente na sua presença, como muitos sábios fizeram ao longo da história.

Ramana Ashram é um lugar onde muitos devotos indianos e estrangeiros de Ramana Maharishi e Advaita Vedanta se reúnem. Ramana Maharishi (1879-1950) foi um sábio que viveu na montanha de Arunachala toda a sua vida após a iluminação repentina aos 16 anos. Ele é considerado o maior sábio realizado do século XX.

Chennai

Antigamente chamada de Madras ou, na sua forma portuguesa, Madrasta, é a maior cidade do estado de Tamil Nadu e do sul da Índia. A cidade é muito cosmopolita, cheia de poluição e trânsito caótico. É a quarta maior cidade do país, depois de Calcutá, Bombaim e Nova Delhi.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO:

- Acompanhamento durante toda a viagem por Jorge Saraiva e Francisca Pimenta, que darão aulas de Hatha Yoga e Meditação (Eles não acompanham o grupo nos voos internacionais nem nas extensões opcionais.)

- Trekking com guia ao topo do monte Arunachala, em Tiruvannamalai, visitando as cavernas e fazendo uma pūjā e uma meditação no alto da montanha.

- Pūjās e visita guiada ao templo de Śiva Aruṇāchāleśvara, em Tiruvannamalai.

- Alojamento 13 noites em Ashrams e hotéis locais.

- Refeições em regime de meia pensão no Ashram e pequeno almoço nos hotéis.

- Todas as Práticas de Yoga, Meditação e Satsangas com Professores e Mestres Indianos.

- Todas as actividades elencadas no programa.

- Transportes para todas as actividades.

- Voos internos em classe económica entre Chennai/Delhi, Delhi/Dehradun e Dehradun/Delhi.

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO:

- Voos internacionais.

- Despesas com passaportes e vistos.

- Early check-in ou late check-out nos hotéis.

- Refeições fora do programa.

- Despesas de carácter pessoal como bebidas, telefone, Lavandaria, etc.

- Gorjetas aos guias, carregadores de malas, motoristas.

- Deslocações extra.

- Excesso de bagagem.

- Seguro pessoal.

- O que não estiver especificado como incluído.

NOTA: mediante interesse poderemos fornecer apoio na pesquisa de voos e questões relacionadas com vistos.

Qualquer dúvida ou informação complementar estamos totalmente disponíveis.

Lokah samasta sukino bhavantu

Jorge, Alma e Francisca

bottom of page